18 de julho de 2015

"DON'T JUDGE ME" CHALLENGE, OU AS PESSOAS VÃO DE MAL A PIOR

Um dos pontos negativos de andar nas redes sociais é ficar a saber como as pessoas conseguem alterar tanto uma mensagem, inicialmente bonita e com significado, até que ela caia no ridículo.

Com o Ice Bucket Challenge o objetivo era dar a conhecer e angariar dinheiro para a pesquisa da Esclerose Lateral Amiotrófica, mas houve um espertinho qualquer em Portugal que decidiu que giro era transformar a doação à APELA (a associação portuguesa) num jantar. Assim, se os amigos nomeados não fizessem o desafio, quem enchia a barriga à pala era qualquer parvalhão que decidiu olhar para o seu próprio umbigo, em vez de doar um cêntimo que fosse a uma causa nobre, a meu ver.

Agora caiu outro desafio no ridículo, o Don't Judge Me Challenge, "não me julgues", em português. A ideia inicial consistia nas raparigas retirarem a sua maquilhagem num vídeo e mostrarem a sua cara ao natural, livre de bases, corretores e toda uma panóplia de produtos que servem para cobrir as imperfeições. Isto servia para incentivar as pessoas a não julgarem os outros pela aparência, uma vez que uma rapariga "bonita" pode perfeitamente estar a cobrir a sua pele e ser exatamente igual a outra rapariga que seja gozada por não ter pele de porcelana ou pestanas que vão daqui à Lua.
 Pena é que o chico-espertismo impere e que, rapidamente, estes vídeos tenham sido trocados pelo de pessoas completamente borratadas, com manchas pretas na cara, bigode e monocelha, dentes pretos e lábios pintados em demasia, para que uns momentos depois tapem a câmara e surjam sem camisola, no caso dos rapazes, ou completamente maquilhadas, penteadas e em roupa de sair à noite, no caso das raparigas.

Ora, sendo este, supostamente, o Don't Judge Me Challenge, eu pergunto: não querem que eu julgue o quê? Que não passam de gente pequenina, que se sente bem no seu chico-espertismo e que apenas se sentem bem no seu corpo se o estiverem a mostrar, como se de um concurso de biqunis isto se tratasse?

É por estas e por outras que eu vou cada vez menos às redes sociais. As pessoas vão de mal a pior e eu, muito honestamente, gostava de ter um botão no computador para que, de cada vez que visse um vídeo assim, pudesse administrar um valente chapadão a quem faz estas figuras tristes, sem causa ou objetivo alguns que não o show off.

2 comentários:

  1. O caso do "Ice Bucket Challenge" foi, de facto, uma verdadeira vergonha. Lembro-me perfeitamente de estar, na altura em que isso aconteceu, a comentar contigo e com outras pessoas, a falta de respeito que isso representou, uma vez que, como tu disseste, a causa primeira era nobre e mais que precisa.
    Quereis um jantar à pala? A essas pessoas digo: comei do lixo, que não se paga!
    Em relação a essa coisa do "Don't Judge Me Challenge", ainda tenho de me informar, desconhecia completamente. Mas em fim, deve ter a sua origem na mesma estirpe de gente que o outro.

    E sim, sabe-me cada vez melhor ir às redes sociais apenas quando "o rei faz anos".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comer do lixo não digo, mas se forem como tu basta que façam uma aposta com os amigos: ganham logo!

      Acho que não te vais querer informar deste novo desafio, quer-me parecer que te enfiavas em casa, feito eremita, e nunca mais saías...

      Excluir