19 de julho de 2015

AMIGOS E COMIDA DE CONFORTO: BOLO DE BOLACHA

Os domigos são, para mim, um dia muito improvável, dentro de determinadas rotinas: em tempo de aulas, uma é quase sempre certa que aconteça, e em férias costuma acontecer outra. No entanto, existe sempre a eventualidade de estas rotinas serem alteradas, tal como aconteceu hoje.

Depois de uma visita aos meus avós, vim até casa de um amigo que anda em época de exames. Entre o estudo dele e umas pequenas pausas de distração e conversa, acabei por jantar uma bela canja de galinha, que tanto me lembram os dias mais frios e o conforto de uma casa que nos é familiar. Enquanto esta comida de conforto cozinhava no topo do fogão, lembrei-me que poderia perfeitamente fazer uma sobremesa rápida e simples, para nos adocicar a boca. Apareceu, assim, este bolo de bolacha, fruto de alguma pesquisa e da minha imaginação, que, embora já tenha comido vários, nunca me tinha aventurado a fazer um.

Ingredientes:
Um rolo e meio de bolacha Maria
100g de margarina
200g de açúcar + 2 colheres e meia de sopa de açúcar
2 shots de whisky
1 café expresso
0,5L de café de saco
200ml de natas para bater
1 colher de café de sumo de limão
Um pouco de chocolate de culinária

Comecem por fazer o café de saco, coando-o com um saco de pano. De seguida, batam a margarina, o açúcar, o whisky e o café até que fique uma massa leve e fofa e não se notem os grãos de açúcar.
Coloquem o café num prato fundo e molhem as bolachas Maria, colocando-as numa camada, num prato raso, na disposição que quiserem. Eu, pessoalmente, fiz uma "flor". Cubram as bolachas com um pouco do preparado amarelado e repitam até que não sobrem bolachas. Não coloquem creme na última camada.
Reservem no frigorífico.
Batam as natas com o limão e o açúcar em chantilly e reservem no congelador durante uns cinco minutos. Após esse tempo, retirem as natas e as bolachas do frio e cubram as bolachas com uma camada generosa das natas. Por fim, ralem um pouco de chocolate de culinária, para enfeitar.  Levem ao congelador durante uns quinze minutos e está pronto a comer.



E é isto! Como disse, como foi uma receita que não estava planeada, não trouxe a minha máquina e acabei por tirar uma fotografia com o telemóvel.

No total, se demorei meia hora a fazer esta sobremesa foi muito. Confesso que, por ser uma estreia, estava com medo que corresse mal, uma vez que não estava em minha casa. Não iria dar para esconder, uma vez que mais pessoas iriam provar a receita, no entanto, fiquei feliz em saber que não fui apenas eu a gostar deste bolo.

Agora vejam lá, se engordarem a culpa não é minha! Escondam a balança, que ela não precisa de saber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário