11 de junho de 2015

EXAMES E A GULA: NATAS DO CÉU

Mais uma vez, chegou a detestável época de exames. Estou neste momento a lançar um trabalho que me fez dormir menos de seis horas por noite, nas últimas semanas, e, apesar de ir ter dois exames, sinto-me a respirar melhor, como se um peso se levantasse dos meus ombros.

Assim, e em jeito de celebração, deixei-me guiar pelo meu estômago para criar uma sobremesa.
Desta vez, escolhi fazer natas do céu, tão simples e tão saborosas.


Ingredientes:

2 rolos de bolacha Maria
5 ovos, com as gemas e as claras separadas
2 pacotes de natas (200ml cada)
15 colheres de sopa de água
18 colheres de sopa de açúcar branco

Esta receita é bastante fácil de fazer, ainda para mais porque, confesso, aldrabei a fazer a cobertura, mas ficou igualmente óptima.
Num pequeno tacho, levem ao lume brando as colheres de sopa com água, as gemas e 15 colheres de sopa de açúcar. Mexam sempre até que o líquido engrosse, de modo a que fique uma mistura homogénia. Assim que estiver grosso (mas não muito!), retirem do calor e reservem.

Este passo seguinte é feito a olho: eu, que gosto bastante da bolacha, utilizei pouco menos que dois rolos. Ralem as bolachas Maria até não existirem pedaços vísiveis. Podem usar um processador de cozinha, como a 1,2,3, ou então coloquem as bolachas num saco de plástico transparente e resistente e usem o um rolo da massa.

O creme branco ainda menos tempo demora a fazer. Comecem por bater as claras em castelo e, quando estiverem firmes, juntem o resto do açúcar, colher a colher, até que as claras fiquem brilhantes. De seguida, batam as natas até que fiquem firmes. Eu utilizei um extra de 4 colheres de sopa de açúcar em pó para que elas ficassem doces e firmes, já que não tenho talento para bater as natas de outra maneira.
Incorporem as claras nas natas, mexendo gentilmente com um salazar.

Por fim, só têm de montar a sobremesa: comecem por uma camada de bolacha, seguida do creme branco, depois bolacha outra vez, seguida mais uma vez do creme branco. Por fim, coloquem um pouquinho de bolacha por cima do creme, uma vez que mais permitir que o creme amarelo "agarre" à sobremesa. 


Levem ao congelador e já está! Simples, não é?

Deixo já aqui explicado que a dona deste bloque não se responsabiliza pelos quinhentos quilos que possam ganhar, após provarem esta receita. Quem vos avisa, vossa amiga é.

2 comentários:

  1. Ai... Não tivesse essa sobremesa gemas...
    Fácil, é. Óptimo aspecto, tem. Mas eu já sei o que vou fazer: em vez dessa "gemada" toda, faço um creme de maça, canela e vinho do Porto. Hum... Só tu para me dares ideias!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que irias arranjar uma solução, ou não fosses tu o maior "hater" do sabor a ovos, ha ha ha!
      Assim que a fizeres exijo que me guardes uma colher para eu provar!

      Excluir