3 de maio de 2015

OS DIAS DE TUDO E MAIS ALGUMA COISA

Hoje em dia, muitas são as celebrações que existem: dia do sorriso, dia do café, dia do abraço, entre outros. Ora, estes dias podem ser todos muito bonitos, mas de nada servem, efectivamente. As pessoas não vão sorrir mais, nem abraçar menos, nem vão saborear melhor o café só por ser dia do café. Depois destes "dias", existem os dias que merecem, realmente, ser celebrados, tal como o de hoje.

Ora, o que hoje vi foi apenas uma confirmação do que já ando a pensar há muito: as pessoas estão cheias de falsidade. O que interessou à grande maioria das pessoas foi colocar uma foto da sua mãe, escrever um texto manhoso em como ela é a melhor do mundo e aguardar por uma suposta explosão de likes. Não interessa que, tal como nos outros "dias", passem o ano sem querer saber da mãe, sem ajudar um pouco que seja ou sem dar uma palavra amiga. Não, o que interessa é dizer "Olhem para mim, estou aqui e a minha mãe até pode nem ser grande coisa o resto do ano mas hoje, e só hoje, ela há-de ser a melhor do mundo para vocês se roerem de inveja. O que interessa nem é mesmo a minha mãe, sou mesmo eu que quero a vossa atenção", porque eu aposto que o dia até lhes passou ao lado e a mãe continuou a fazer as mesmas tarefas mundanas, sem ajudas e apenas com um "Feliz dia da mãe" dito como quem não quer a coisa.

Estes "dias" tiram protagonismo aos dias que realmente interessam, que são os outros 364 do ano em que, aí, poucos se lembram da mãe, do pai, do animal ou até mesmo da porcaria do café.

É nesses 364 dias, mais este, que as mães merecem ser lembradas, tal como tudo o que é importante merece ser lembrado.

E, desculpem lá, a vossa mãe não é nem nunca será a melhor do mundo: esse lugar foi ocupado pela minha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário