14 de outubro de 2014

DAQUELES DIAS EM QUE NADA CORRE BEM: MOUSSE DE DOIS CHOCOLATES E COMBATE AO DESPERDÍCIO

Que eu gosto de cozinhar, toda a gente (que me conhece) sabe. Gosto tanto de cozinhar como gosto de comer, e comer bem!, diga-se de passagem.
Ora, existem dias em que uma pessoa, por muito que tente, nunca faz nada em condições: juro-vos, parece que alguma bruxa me viu. No entanto, este Sábado, numa tentativa de afastar o mau humor que me assolava, enfiei-me na cozinha e pensei no que poderia fazer para ficar com um humor um pouco melhor e que ao mesmo tempo fosse útil.
Conclusão: Mousse de dois chocolates e combate ao desperdício!

Imaginem só: quantas vezes vão saquear o armário das bolachas, apenas para dar conta que alguém deixou o pacote das bolachas aberto, e elas já não sabem ao que sabiam, sem por isso estarem estragadas? Em minha casa isso acontece sempre e, mais uma vez uma bruxa me deve ter visto, são as minhas bolachas preferidas que andam ao ar! Para garantir que as bolachas não vão diretas ao balde do lixo, decidi incorporá-las nesta sobremesa, tão simples, mas que toda a gente adora.


Ingredientes:
Um pacote de mousse de chocolate de leite
Um pacote de mousse de chocolate branco
Bolachas

Esta receita é do mais simples que existe. Esmigalham-se as bolachas para uma bacia e fazem-se as mousses como indica a embalagem. De seguida, coloca-se uma camada bem grossa (cerca da altura de um dedo) das bolachas no fundo de uma taça ou pirex, tapando com a mousse de chocolate de leite. Voltam-se a cobrir com uma camada de bolachas, cobrindo, mais uma vez, com a mousse, desta vez de chocolate branco. Por fim, costumo colocar um restinho de bolachas por cima, a enfeitar, mas desta vez tinha tantas que cobri levemente a sobremesa toda.


Tenho pena que, entretanto, o tempo tenha mudado e a chuva e o frio estejam mais propícios a comer uma fatia do bolo "amigo", acompanhada de um belo chá. No entanto, eu nunca recuso algo doce, seja Agosto, seja Dezembro.
É de ressalvar que a dona deste blogue não se responsabiliza pelos quilos a mais que a balança pode acusar, a quem comer esta sobremesa.

6 comentários:

  1. Como eu muito gostava de ter uma máquina fotográfica como a tua...

    Bom, "mas isso agora não interessa nada!"
    Acho que esta receita, para além de muitíssimo acessível, é económica. Conseguem-se fazer, até, boas refeições (e completas) por um preço muito baixo e esta é uma sobremesa que o demonstra.

    Ao que me pareceu, a bolacha esmigalhada é do género das cookies americanas (daquelas com pepitas de chocolate). Tenho que começar a incorporá-las em algumas receitas: um pretexto para tentar deixar algumas na embalagem, porque, por norma, emborco-as de uma só vez!

    Espero que continues a vitalizar este blogue, de preferência mais regularmente!!! E eu sei que é difícil, porque há pouco tempo. Mas havê-lo, há!

    P.S.: Muito agradecido pelo link ao meu pobre bloguezinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro,
      Como sabes, não precisas de uma máquina xpto, para as fotos ficarem bem - por vezes, basta o enquadramento e a luz certa! Não obstante, sempre que quiseres combinamos e eu vou fotografar as tuas receitas (não prometo é que não coma, ahaha!).

      Exatamente, esta receita, para além de facílima, é barata. Eu, por acaso, utilizei mousse de "marca", portanto fica ainda mais acessível a quem use a chamada "marca branca".
      De facto, as bolachas do topo são as cookies americanas, que me pareceram dar um aspeto mais apetecível à sobremesa. Mas que elas também são boas sozinhas, ai disso não tenhas dúvidas!

      Não tens que agradecer o link ao teu blogue, o que me apetece mesmo é aquele bolinho... e umas fogacitas e pães de leite.

      Excluir
    2. Pois então fica combinado: uma vez que decidi não ir a Bristol, pelas razões que já bem sabes, sexta-feira ligo-te, quando chegar à Santa Terra, e vamos fazer um "Desafio Sobremesa", ou "dessert challenge", mas prefiro em português, onde cada um de nós os dois fazemos uma sobremesa (que seja só nossa ou adaptada à nossa maneira) e depois publicamos nos nossos blogues! Que tal?

      Excluir
    3. Ai, no que eu me vou meter! Já sabes que comigo depende, mas em princípio vamos a isso!

      Excluir
  2. Gosto tanto de vocês... ee do que fazem e dizem. Felicidades aos montes é quanto vos desejo!

    ResponderExcluir